quinta-feira, 24 de maio de 2007

Gosto de você!

Permita-me o estimado leitor escrever algumas poucas linhas para pontuar o dia de hoje e explicar o poema que irei postar logo em seguida. Hoje, 24 de maio de 2007, é uma data muito especial para mim. Amanheci em festa!

Acordei cedo, chamada por Maya que me sorriu complacente algumas vezes, aceitando me ver dispersar o restinho da noite que se despedia em mim. Chamei Jade, brinquei com o Ping, dei uma olhada cuidadosa nas minhas plantinhas, principalmente o Fícus que está convalescente, e aos poucos fomos nos preparando para iniciar um novo dia.

Deixei as meninas na escola, dei carona a Zezé, que viera dividir conosco uma feliz novidade sua, e rumei para O Jornal para cumprir a pauta do dia que seria extensa, pois iria viajar para várias cidades do interior. O dia seria longo...

Ao chegar à redação abracei Vera e Maria Clara, dentro da barriga redooonnda da mãe, de um golpe só; beijei a Mônica; abracei e beijei Rodrigo (que eu não conhecia, mas que me abriu os braços receptivos, dando o sinal verde para um irresistível cumprimento fraterno: obrigada, querido!), e continuei me dando em generosos pedaços de afeto a todos que se aproximaram. Eu estava feliz!

Mas explico por quê: se estivesse conosco ainda, a minha mãezinha estaria completando hoje 80 anos - oitenta lindos longos anos! - e seria a velhinha mais sorridente e feliz que já se viu.

Sei que seria assim por que sinto o seu sorriso largo, festejando junto de mim.

Para comemorar esta data então, quero compartilhar com vocês o poema que escrevi em sua homenagem no dia 24 de maio de 2001, pouco mais de um mês depois do seu retorno à Pátria Espiritual. Vou-a-lá! (acho que é assim que se escreve...)

Gosto de você!

Gosto de pessoas assim:
Que não deixam passar o dia de hoje para fazer-se presente na vida;
Para experimentar o sabor do novo
- e, por que não? -
Do desconhecido que surge a cada manhã...
Gosto de pessoas que não se deixam esvaziar a cada diálogo
Ou conversa de pé de esquina.
Gosto de quem está sempre à frente do movimento da vida
Liderando mudanças
Inventando desertos e paraísos.
Gosto de quem sorri com sabor de liberdade e pureza;
Gosto de quem sabe ser leve
Mesmo guardando tristezas...
Gosto de gente assim:
Que sabe ser gente a todo momento;
Que não usa máscaras para parecer legal ou fina ou tola
Mas é povo na hora da luta!
Mas é medo e coragem diante do novo
É nada e é tudo
É sede e é água, como todo mundo...
Mas também sabe ser mar
- água em abundância -
Quando é preciso...
Gosto de você!
Por isso e por nada;
Gosto de você, apenas.
Gosto pelo simples fato de gostar
Por sentir-me livre e feliz, pura e simplesmente.
Gosto de você
Apenas por que gosto de gostar de gostar!

@Um beijo, mãezinha! Eu te amo sempre!

Nenhum comentário: