segunda-feira, 22 de março de 2010

Olhos d'água, alma da mata...

(foto: Yvette Moura)

Hoje se comemora o Dia Mundial da Água, e O Jornal se antecipou às comemorações e questionamentos em torno do tema, na edição de ontem, trazendo um caderno especial sobre a água consumida pelos alagoanos. Uma ampla reportagem que uniu os esforços de vários repórteres, cabendo a mim e à companheira Layra Santa Rosa a parte sobre os sistemas de abastecimento de Maceió.

O melhor momento, para nós, rendeu a foto da capa e todas as outras do caderno referentes aos sistemas Pratagy, Aviação e Catolé. Sendo, este último, a nossa grande surpresa: um líquido cristalino, que brota das entranhas da terra, forma um lago de águas mansas, que reflete, com a nitidez de um espelho, a folhagem virgem da Mata do Catolé; um jogo de espelhos e formas assimétricas, em vários tons de verde, que falam, silenciosamente, da marcante presença de Deus entre os homens, em todos os reinos da Criação.

Para chegar lá, uma caminhada de 30 minutos pela mata atlântica, guiadas por homens do Batalhão Ambiental. No percurso, um delicioso banho de chuva. E eu compreendi que, todas as vezes que choveu quando fomos fazer alguma matéria de meio ambiente, Layra e eu, o tempo fechado nada mais era do que uma forma de expressão da natureza. O que pensávamos ser “desagrado” era alegria; “rejeição”, aconchego; “discordância”, interação...

Penso que, desta vez, eu consegui captar realmente, com as lentes da minha câmera, a alma da mata. E quando estava dentro dela, percorrendo a sua intimidade com profundo respeito e admiração, protegida por suas muitas mãos, envolvida por seu espírito generoso e gigante, os meus olhos se cruzaram com o brilho cristalino da água, cujos olhos puros me espreitavam, à distância, placidamente...

Bom, se tu quiseres conferir o belíssimo material produzido pelo matutino onde eu trabalho, há incompletos 15 anos, procura o exemplar de O Jornal desse domingo (21). Ou, então, dá uma espiada no exemplar on line, que está à disposição dos internautas no seguinte endereço: http://www.ojornalweb.com/



E boa leitura!

4 comentários:

Láyra Santa Rosa disse...

Sem dúvida nenhuma esse foi um dos melhores trabalhos que já fiz!!! E acredito que deve ter marcado você também. Fico feliz de ter dividido aquele momento com você.
Acredito que completou nosso circuito ambiental 2010 nos mostrando exatamente o que a natureza queria nos dizer durante as últimas semanas: que a chuva- que sempre nos acompanhou - era sua forma de nos cumprimentar.
Beijos enormes

Yvette Maria Moura. disse...

isso, isso, isso!
a chefa Sandra ficaria orgulhosa de nós duas.
rsss...
foi um bela parceria, com certeza.
bjos,
MM.

Anônimo disse...

Fiquei mesmo, embora não mais como chefe. Mas como colega de profissão, admiradora do trabalho das duas e amiga. Vocês são excelentes profissionais, além de grandes seres humanos. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com você e, principalmente, de tê-las como amigas.
Parabéns!

Yvette Maria Moura. disse...

nós também, querida. tenha certeza disso. aliás, vc foi uma das primeiras pessoas que me deram a mão quando eu cheguei aqui, há 15 anos, com uma mão na frente e outra atrás.
a sua amizade, paciência e coleguismo foram, e são, fundamentais em minha vida profissional.
um beijo beeeemmm grande, com o inconfundível aroma da gratidão.
bjo.