quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Direito e Espiritismo lado a lado

Temas ligados às questões jurídicas serão discutidos pela primeira vez, no Estado, dentro da visão do Espiritismo. O assunto será debatido nos próximos dias 20 e 21 de agosto durante o I Congresso Jurídico-Espírita de Alagoas, que será realizado no auditório do Senai, no Poço. O evento é aberto ao público e pretende reunir estudiosos do Direito, da Doutrina Espírita e da sociedade em geral.

Na primeira edição do Congresso serão debatidos temas como Liberdade, Igualdade e Fraternidade sob a ótica espírita; Viver em sociedade: Desafios do terceiro milênio; O equacionamento dos problemas sociais à luz do princípio da fraternidade; Discriminação social e o princípio da igualdade; Globalização, progresso e espiritualidade; Educação espírita, autoconhecimento e ética nas relações sociais; Ética, política e espiritismo; O código moral do Evangelho de Jesus; Justiça e ética à luz do espiritismo e a União crística e a ética da fraternidade universal.

“O Congresso Jurídico Espírita surge num momento em que a necessidade de se discutir em sociedade a Doutrina e os seus fenômenos crescem. Foi num encontro com um grupo de amigos que observamos tal necessidade e a importância de discutirmos os fenômenos jurídicos sob um prisma maior, que é o da espiritualidade. Precisamos ver o ser humano como um ser transcendente, que vai além da matéria que compõe o corpo físico”, contou o juiz Alonso Filho, organizador do evento.

Segundo o magistrado, o evento deve entrar no calendário de atividades da Associação Jurídico Espírita de Alagoas (AJE-AL), criada no último mês de julho. “Temos uma carência de entidades e instituições que abordem esses fenômenos jurídicos de uma forma mais ampla, e à luz da Doutrina, em nosso Estado. Então, sentindo essa necessidade disso resolvemos criar esse evento, que esperamos ter a participação do público em geral”, disse Alonso Filho. “A nossa expectativa é que as pessoas participem. O evento é aberto ao público que se interesse em conhecer e debater a aplicabilidade das questões espirituais no Direito; não só aqueles que fazem parte do meio jurídico”.

O I Congresso Jurídico-Espírita de Alagoas está marcado para ter inicio às 19h, no dia 20, com a conferência de abertura proferida por Alonso Filho, que tratará sobre liberdade, igualdade e fraternidade na visão da Doutrina Espírita. No dia seguinte o evento, as atividades começam às 8h30 e seguem até às 17h. “Teremos palestrantes estudiosos da Doutrina Espírita daqui de Alagoas e também de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Acredito que o evento será muito importante para sensibilizar as pessoas para a presença da espiritualidade em todas as áreas do conhecimento humano”, completou o magistrado.

O evento é aberto ao público e custa R$ 30. As inscrições podem ser feitas na Federação Espírita do Estado de Alagoas, na Loja Folio – Maceió Shopping –, e no Senai, do Poço. Maiores informações no site http://congressojuridicoespiritadealagoas.blogspot.com ou pelos telefones 9361-1848/8873-0272 e 9664-2266.

O que? I Congresso Jurídico Espírita de Alagoas
Quando? 20 e 21 de agosto
Onde? Auditório do Senai – Poço
Quanto? R$ 30,00

Nenhum comentário: