quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Não esqueça o aniversariante!

(arte: Weber Salles/Núcleo Zero)

Mais dez dias e o mundo irá reviver o maior evento já ocorrido na face da Terra. Cristãos ou não, crentes ou não, todos somos beneficiados por esta atmosfera especial que envolve o planeta nesta época do ano. Todos somos tocados de alguma forma pelo espírito natalino...

Desde o mês passado, Papai Noel já está nas ruas convidando-nos a garantir os presentes dos amigos-secretos e os ornamentos de nossas portas, nossas casas, nossos ambientes domésticos...
Os prédios foram decorados caprichosamente com lâmpadas coloridas, e os centros comerciais, revestidos de vermelho e branco, reforçam o apelo do “bom velhinho” com artigos vários e promoções especiais.

Dentro dos lares, as árvores foram montadas com criatividade, os cardápios são elaborados com requinte e os preparativos vão sendo executados com sobra de tempo e sem grandes economias para a noite em que se reunirão amigos e parentes a festejar.

Mas, o que é mesmo que iremos comemorar?...

O Natal se aproxima e a sociedade parece avançar alheia ao verdadeiro sentido desta época do ano. O apelo das lojas e os preparativos para a noite que se tornou não a celebração do nascimento do Cristo, mas o aquecimento das vendas e a exaltação dos cultos exteriores, apontam para uma total alienação da humanidade quanto ao maior evento já ocorrido na face da Terra.

A aglomeração de pessoas na chegada do Papai Noel nos shopping centers, as compras de última hora, a correria para garantir a roupa nova, a ceia farta e os tradicionais presentes denotam uma inversão de valores sem tamanho, esquecendo-se por completo do verdadeiro motivo dessa festa.

Sem Jesus não existe Natal. Foi para comemorar a sua chegada entre os homens, há 2010 anos (no nosso calendário), que se criou esta data. No século IV, as igrejas católicas ocidentais adotaram 25 de dezembro como o dia do Seu nascimento. A celebração foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c. No lado oriental do Império Romano, por não aceitarem o calendário Gregoriano, o evento era comemorado no dia sete de janeiro, em referência ao batismo D’ele.

Natal, portanto, é tempo de paz. Tempo de olhar em volta e contribuir com o novo dia que surge para a Humanidade. Tempo de cultivar a alegria, a esperança, de confraternizar-se com os amigos, de acolher e abraçar o outro como irmão. Tempo de reunir a família e celebrar o encontro, a união, o amor em meio às diferenças. Tempo de dar as mãos e agradecer ao Pai pela benção desse novo instante.

Natal é tempo de se deixar encantar pela atmosfera que envolve a Terra de forma tão especial, e deixar que o divino habite em nós definitivamente: Jesus em nossas mãos, erguendo os mais fracos; Jesus em nossos pés, conduzindo o caminho; Jesus em nossa
boca, expressando o amor; Jesus em nossa vida, em nosso coração...

Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o real sentido do período natalino, e colocar em foco o verdadeiro “dono” dessa festa, a Federação Espírita do Estado de Alagoas está lançando, hoje, uma campanha de Natal, com a mensagem “Neste Natal, Não Esqueça o Aniversariante!”. Através de palestras, cartazes, outbus, adesivos e cartões eletrônicos, a Feeal coloca Jesus “na rua” como uma mensagem corrente.

Em meio ao ruidoso burburinho do comércio, esta mensagem está exposta nas paredes e nos painéis de aviso, em lugares de grande circulação; rodando pela cidade, nos coletivos e no vidro dos carros; navegando pela Internet.

Cabe aos que Lhe têm como mestre, modelo e guia abraçar esta campanha também e estampar Jesus no peito, sem qualquer intimidação. E se tornar um instrumento veiculador dessa mensagem, afim de que ela possa ganhar as distâncias e a dimensão que merece. A todos que me lêem, portanto, deixo aqui o meu desejo: um Natal com Jesus pra você também, irmão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida irmã, votos de felicidade e Paz!
Não poderia deixar de escrever-lhe essas palavras, porque na verdade faço minhas suas palavras, e rogo a Deus que todos que tenha a oportunidade de ler este artigo possa incorporar a mensagem tão profunda e real, e dessa forma leva-la as pessoas que não tiveram e não terão essa oportunidade, quando decidirmos fazer parte da vida desses menores que encontramos nas ruas abandonados compreenderemos a razão dessa mensagem, e assim, jamais poderemos esquecer do nosso Mestre que estará sendo em todo o momento de nossas vidas o reflexo do AMOR verdadeiro nessas ações, agradeço a Deus de todo meu coração por existir pessoas que tem coragem de citar palavras como estas com a intenção do despertar para o progresso os corações das outras pessoas.
Muta Paz!!!

Walter Fonseca.