quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Um grande encontro

Ando meio atrapalhada com os problemas técnicos do meu provedor e a administração do meu tempo, por isso acabei deixando uma lacuna de quase uma semana na atualização do Palavra...

À meia-dúzia de leitores que acompanham esta página quase que diariamente eu peço desculpas e aproveito para cumprir a promessa feita na semana passada: escrever algo sobre a minha viagem à Serra do Tiririca para acompanhar os treinamentos do curso de salvamentos especiais Águia (versão 2008), do Corpo de Bombeiros, criado e realizado pelo Major Burity e o Sargento Feliciano.

O que vocês vão ver abaixo é apenas um pequeno texto (ilustrado por algumas das mais de 300 fotos que eu tirei no local): um breve relato do que essa experiência significou para mim.

Quem se interessar de verdade pelo assunto, pode ler toda a matéria (escrita pela jornalista Elisana Tenório) na edição do último domingo de O Jornal (16/11), que deu grande destaque ao nosso trabalho – um caderno de 4 páginas –, já que fomos a primeira equipe a acompanhar esse tipo de treinamento: salvamento em cachoeira (Cachoeira do Tiririca – Murici – AL) e salvamento em caverna (Buraco do Neguinho – Murici – AL).

Espero que gostem! Um abraço.
________________________________

Um grande encontro
Yvette Moura – repórter fotográfica

- E aí, Yvette, como foi a pauta? Perguntou o amigo Deraldo Francisco assim que me viu chegar à Redação, na segunda-feira da semana passada (10/11), com o equipamento fotográfico utilizado no final de semana.

- Foi uma experiência inesquecível! Respondi com vigor.

- E o que é uma “experiência inesquecível”? Insistiu ele.

- É algo que nos oportuniza sentir várias emoções – expectativa, alegria, surpresa, medo, raiva, alívio, encantamento... saudade – e, ao final de tudo, chegar à conclusão de que valeu a pena.

Pois bem! O que era para ser apenas uma viagem de trabalho acabou se tornando uma experiência pessoal: um grande encontro comigo mesma. Penetrar no ambiente inóspito da Mata Atlântica* foi como avançar para dentro de mim e descobrir um “temor reverencial” pelos perigos desconhecidos da natureza (dentro e fora de mim).




(Serra do Tiririca - um longo percurso de Mata Atlântica até o topo da cachoeira)

Com os bombeiros compreendi que, na arte da sobrevivência, cada mão que nos é dirigida em auxílio tem fundamental importância, mas o resultado de cada ação depende de nós mesmos: cada um tem que fazer a sua parte, dar o seu melhor.



(Sargento Feliciano e Major Burity numa simulação de resgate com tirolesa)

Com os aspirantes a Águia**, aprendi que, para chegar ao topo, é preciso ultrapassar os próprios limites e ter controle sobre nossas emoções. Inspirada na força de vontade desses homens, a quem respeito muito, eu entrei na caverna*** – habitat natural de aranhas, cobras e morcegos –, mesmo sofrendo, desde a infância, de terrível fobia de serpentes. Ao sair do buraco, bastante emocionada, chorei convulsivamente. Medo, alívio, alegria? S-u-p-e-r-a-ç-ã-o! Com certeza, estou mais forte.

(bombeiros entrando na caverna conhecida como Buraco do Neguinho, na zona rural de Murici-AL)
_______________________________

* A Serra do Tiririca fica na zona rural de Murici, a 56 quilômetros de Maceió.

** O curso, que dura 6 meses de treinamentos intensivos, tornou-se referência nacional pela sua qualidade e rigor.

*** O Buraco do Neguinho é uma caverna de 35 metros, onde os aspirantes a Águia passaram a noite e simularam um resgate.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima reportagem, como sempre você vem superando as expectativas no seu bolgger, um lugar lindo desse aqui em Alagoas e pouco divulgado, assim existe mais lugares que nos alagoanos não sabemos que existe ou que tem em Alagoas, pois ficamos presos as belas praias.
Beijos e sucesso...
Alyeskey Almeida

Yvette Maria Moura. disse...

Alyeskeslfjsaiofjaksjfkajkjkey!!!
(lembra?) rsss...
há quanto tempo, querido!
que alegria encontrá-lo por aqui.
pois é, menino, Alagoas tem muitos lugares lindos como esse escondidos por aí...
então vamos descobrí-los!
um beijo grande e
tudo de bom pra vc.